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Trade Marketing - O que é essa estratégia?

4 em 10 brasileiros se rende a compras por impulso, mesmo em tempos de crise.

Com o crescimento rápido da competição que busca por esse tipo de comprador, surgiu uma estratégia para se destacar na prateleira: o trade marketing.

 

No início, não havia diferenciação de categorias entre os produtos do supermercado. Os produtores vendiam seus produtos para os distribuidores sem garantia da venda final. Com o amadurecimento do mercado e o aumento da concorrência, foi necessário encontrar estratégias não somente para agradar o consumidor final, mas também para mostrar para os distribuidores que era mais vantajoso escolher a sua marca do que a marca concorrente. 

Foi assim que surgiu o trade marketing. O conceito já era popular no exterior, mas desconhecido aqui, até a implementação do plano real nos anos 90. 

Após isso, houve um aquecimento da economia brasileira, e um consequente aumento da competitividade, forçando com que as marcas fossem obrigadas a pensar em maneiras de se destacarem nas gôndolas dos supermercados. 

A partir daquele momento, as marcas presentes nos mercados brasileiros passaram também a adotar estratégias. Continue lendo para aprender mais sobre essa estratégia e como ela pode beneficiar a sua marca

 

O que é e o que faz trade marketing?
 

O Trade Marketing é uma estratégia B2B (business to business, de empresa para empresa), que tem como objetivo garantir a melhor e mais fácil experiência de compra para o comprador final no ponto de venda. 

A estratégia é aplicada em várias etapas pelas marcas, desde a indústria, transporte até o ponto de vendas. Para que ela possa ocorrer, é necessário provar para o cliente (empresas de logística, atacadistas e varejistas) que a marca deles é a mais vantajosa para se trabalhar. 

Após isso, o objetivo é garantir, dentro do Ponto de Venda, um lugar estratégico para a exposição dos seus produtos.

 

Algumas das práticas comuns no Trade Marketing são:

 
  • Participação em Feiras e Exposições: são uma ótima forma de fazer networking com possíveis compradores e expor as vantagens dos seus produtos. Nesse caso, é essencial usar a criatividade para garantir que o seu stand chamará a atenção de futuros parceiros de negócios. 

  • Promoções: Uma ação promocional de sucesso e bem planejada para garantir que o comprador vá até o seu produto. Além de preços, outras estratégias usadas são brindes e amostras grátis. 

  • Embalagens e Localização estratégica: em uma prateleira cheia de marcas de pasta de dente, por exemplo, porque alguém escolheria a sua? As cores da embalagem e a localização correta atuam de forma estratégica nesse caso. 

  • Stands e Promotores: Um passo além de possuir a localização certa, é ter um espaço exclusivo no supermercado. Além de stands para promover a marca, muitas vezes também são chamados promotores para apresentar os produtos ao público e impulsionar as vendas. 

Com o avanço das estratégias promocionais e de Trade Marketing, outro conceito surgiu: o de Live Marketing, que consiste em uma estratégia para imergir completamente o consumidor na marca, atingindo ele nos quatro sentidos. 

Seguem alguns exemplos de campanhas para você se inspirar: 


Exemplos de campanhas para se inspirar

 

Stand da M&M’s na Sweets and Snacks Expo

https://www.instagram.com/p/BUfJoqDgCCz/?utm_source=ig_embed&ig_rid=5be91e35-6d47-4986-88d0-2975e449060b

A Sweet and Snacks Expo é uma feira do setor alimentício que ocorre anualmente nos Estados Unidos, na cidade de Indianopolis. No ano de 2017, a empresa M&M’s arrasou em um stand bem criativo. 

 

Nesse supermercado da Flórida, a RedBull reservou um espaço só pra eles.

https://twitter.com/KeysLife1/status/573110217866657794

 

Campanha da marca Fender

https://twitter.com/musiclandstore/status/752635566743691264
 

Nesse caso, a marca não precisou de muito para chamar a atenção para sua nova linha de baixos. Bastou lembrar a audiência que essa coleção é assinada pelo baixista da banda Red Hot Chilli Peppers, Flea. 

 

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