Em março de 2021 mais uma vez fechamos as portas de nossas lojas e escritórios. Em um mar de notícias contraditórias, há uma certeza: será necessário jogo de cintura para acompanhar as tendências de 2021.
A pandemia fez com que uma década de transformação digital ocorresse em questão de meses. Uma vez que a concorrência virtual só aumenta, muitas empresas estão apostando em técnicas agressivas para chamar a atenção.
Porém, o que os dados mostram, os consumidores estão tendendo para o lado oposto. Há uma busca cada vez maior por equilíbrio, conexão e simplicidade.
Para entender melhor essa mudança, precisamos entender algo que vai ditar algumas das maiores tendências para 2021. O efeito rebote do marketing digital: a cegueira de faixa.
Seja sincero: você se lembra da última propaganda que viu no Facebook?
Nós vimos uma grande quantidade de anúncios por dia. Uma vez que não há forma saudável de dar atenção a todos, o nosso cérebro precisou se adaptar para se autopreservar.
Já percebeu que você não olha mais para a parte da tela onde anúncios costumam aparecer? Ou então que o seu cérebro "desliga" quando aparece propaganda no meio de algum vídeo?
O nome desse comportamento é "cegueira de faixa" (em inglês, adblindness). Em outras palavras, é a nossa capacidade de simplesmente não ver as propagandas que são mostradas para nós.
O termo foi criado em 1998. No entanto, ele é mais atual do que nunca. Evidência disso é a baixa taxa de cliques da maioria dos anúncios.
Com isso, as empresas estão cada vez mais apostando em copywriting agressivo. Porém, quando entendemos como novos hábitos estão ditando as tendências para 2021, é fácil entender o porquê disso nem sempre ser a melhor técnica.
Após um ano de mudanças repentinas e incertezas econômicas, o novo cliente busca simplicidade e auto preservação.
Estamos vendo o fim do culto à produtividade, e um aumento da busca por equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.
Isso afeta não apenas a rotina, mas também as decisões de compra. Cada vez mais, as pessoas preferem jornadas de compras simples onde não se sintam sobrecarregados.
Essa tendência é muito evidente quando vemos a alta de serviços que prometem melhorar a qualidade de vida. Como, por exemplo, serviços de coaching e aplicativos de meditação.
Por isso, para se conectar com o público de 2021 é importante entender as necessidades dele e produzir soluções adequadas.
Com o aumento do uso da internet, as pessoas estão sentindo uma necessidade cada vez maior de interação social. Além disso, as incertezas de nossa época estão modificando o perfil de compra para um estilo mais reservado.
Medo: recebendo diariamente notícias ruins. Os temas que geram mais ansiedade são política, economia e meio-ambiente.
Dessincronização Social: as pessoas continuam trabalhando tanto quanto antes. Porém, não mais junto de outras pessoas. Há um aumento da necessidade de conexão.
Otimismo Radical: principalmente entre o público mais jovem. Há uma busca cada vez maior por uma atitude otimista e "ver o lado bom" das coisas.
Resiliência Equitativa: em contraste com o otimismo radical, a aceitação. Reconhecer as situações e sentimentos negativos para lidar com eles da melhor maneira.
Como então esses sentimentos ditam as tendências?
As pessoas já estão sobrecarregadas. Na hora de comprar, o que elas mais querem é facilidade.
Serviços que promovem uma compra fácil, com produtos selecionados e de qualidade tendem a se destacar.
Com a pandemia, o mercado de games teve um aumento de 140%. Já percebeu o quanto as pessoas ficam vidradas na tela até conseguirem passar de fase?
As marcas perceberam isso. Por isso, cada vez mais, estão gamificando a jornada de compra, com recompensas para clientes que atingem marcos importantes.
Ninguém entra nas redes sociais porque quer ver propaganda. Ainda mais na pandemia, onde as redes se tornaram o principal lazer de milhões de pessoas.
Isso fez com que até os influencers tivessem que mudar a forma de trabalho. Agora, para obter a atenção do público, é necessário produzir “conteúdo real'', oferecendo conselhos e conexão.
As emoções são os maiores precursores das compras.
Na verdade, o principal motivo de clientes fugirem para a concorrência é sentirem apenas um número.
Hoje em dia, não é mais suficiente ser bom. Mais do que isso, é preciso se comunicar, acolher e oferecer valor além do que você vende.
É importante que você busque uma estratégia imune à cegueira de faixa. Algo que faça o seu cliente se sentir valorizado e gere um sentimento de reciprocidade.
Por isso, presentear o seu público com brindes corporativos são uma forma sutil e inteligente de trazer a conexão. Além das vantagens de serem algo que vai ser segurado em mãos - portanto, impossível de ignorar.
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