O principal desafio do empreendedor é convencer que comprar dele é uma boa ideia. E cultivar um bom relacionamento com o cliente é a forma mais efetiva de fazer isso. Para quem possui o orçamento curto, o marketing promocional é uma solução para fazer isso com excelente ROI.
Nunca houve tanta concorrência. Por outro lado, nunca ouve tanta informação sobre seu público.
Hoje, pessoas da mesma faixa etária apresentam comportamentos diferentes entre si. Isso significa inúmeras oportunidades de direcionar as estratégias.
Para pequenas empresas, o marketing promocional se mostra essencial nesse contexto. Continue lendo para aprender mais sobre essa estratégia.
Marketing promocional é um conjunto de estratégias para responder a pergunta "por que eu devo comprar de você?".
O Marketing Promocional lança mão de um conjunto de técnicas para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e fortalecer a marca na mente do público.
Apesar dessas estratégias serem acessíveis a diferentes orçamentos, elas trazem um excelente ROI. Isso porque, como mencionado, busca atingir o público em diferentes estágios da jornada de compra.
A principal finalidade do marketing promocional é silenciar a sua concorrência.
Hoje em dia, qualquer concorrente pode pagar para que o nome da empresa dele apareça na busca do Google para seu cliente. Alguns deles vão pagar para aparecer quando seu cliente busca diretamente sobre você.
A sua concorrência possui acesso direto as reclamações sobre você no Reclame Aqui.
Além disso, eles também sabem quem te segue nas redes sociais. Inclusive, ele pode ver o nome dos seus clientes que mais curtem e comentam a sua marca.
Tudo o que diz ou faz pode ser usado contra você. Como então se blindar da concorrência desleal?
A única forma de se destacar da concorrência desleal é criando uma memória emocional entre seu público alvo e a sua marca. Dessa forma, não importa o que façam ou digam, seus clientes ainda preferirão comprar de você.
O marketing promocional te ajuda a obter isso, através desses pontos principais:
O marketing promocional ajuda a atrair novos clientes através de promoções.
A primeira compra de alguém é, geralmente, a mais cara e difícil de obter. Por isso, é feita uma extensa pesquisa sobre o perfil desses compradores. Dessa forma, são usadas estratégias para atrair o maior número de pessoas com o maior ROI possível.
Após isso, para aumentar os ganhos, é interessante buscar formas de fidelização desses clientes.
Os clientes que já te conhecem são os que mais compram.
Quando mais as pessoas confiam em você, mais elas tendem a gastar dinheiro. Por isso, é importante que, antes de buscar novos clientes, você dê atenção aos antigos.
As estratégias promocionais mais comuns são brindes, planos de vantagens e até presentes em aniversários e datas especiais. Apesar de parecerem óbvias, são o arroz com feijão que funciona.
Isso porque as pessoas estão sendo constantemente assediadas por vendedores. Por isso, o sentimento de que a sua empresa realmente se importa com elas faz com que elas evitem a concorrência.
Talvez não seja o momento certo para alguém comprar. Porém, não é sempre bom que ele saiba que a sua marca existe?
Conseguir novos clientes não é o único objetivo do marketing promocional. Isso porque ele também pode fazer com que você seja reconhecido pelo público.
Afinal, talvez alguém não queira comprar agora. Porém, uma boa estratégia promocional fará com que a sua marca seja a primeira que ele vai lembrar quando precisar.
Isso é um exemplo do porque o marketing promocional abrange todos os estágios da jornada de compra.
Afinal, um cliente satisfeito também vai comentar com a sua família e amigos sobre a boa experiência que teve. Dessa forma, você economiza dinheiro e esforços em conseguir novos clientes.
Entre as estratégias de marketing promocional estão as campanhas de descontos. Apesar delas serem muito úteis para atrair novas pessoas, a longo prazo, elas podem ser um tiro no pé.
Isso porque o seu cliente pode começar a pensar que seu produto não vale tanto assim.
Por isso, em vez de diminuir seu preço, você deve buscar aumentar o seu valor.
Um exemplo de como você pode começar a fazer isso é substituindo o desconto por brindes.
Mesmo que o seu "prejuízo" seja o mesmo do desconto, a percepção que o seu cliente tem é completamente diferente.
Brindes promocionais dão a sensação de que o seu cliente está ganhando, não economizando. Dessa forma, eles não fazem o seu produto parecer mais barato, mas dão a sensação de que você está fazendo algo a mais.
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