Nos dias 22, 23 e 24 de março de 2024, os olhares de entusiastas da música estarão voltados para o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde acontecerá mais uma edição do Lollapalooza.
Desde a sua origem modesta em Chicago, nos Estados Unidos, o festival expandiu-se e tornou-se um fenômeno internacional e um dos principais eventos de música e entretenimento do mundo. Cidades como Berlim, Santiago, Buenos Aires, Paris e, é claro, São Paulo, testemunharam o impacto cultural do Lollapalooza.
Embora haja inúmeros festivais de música por aí, poucos conseguem alcançar a significância cultural do Lollapalooza. E, muito mais do que um show para jovens, ele pode também trazer vantagens para o seu negócio.
Vamos entender melhor a importância desse evento e como você também pode se beneficiar dele?
O Lollapalooza é muito mais do que música. Para olhares atentos, ele é um espelho perfeito da cultura do público jovem.
Não é à toa que os próprios organizadores do evento o descrevem como “Música, arte, gastronomia, moda e muito mais”. Apesar de ter surgido, lá nos anos 90, como uma celebração da cultura do Rock, ele evoluiu ao longo dos anos, expandindo seus horizontes musicais e abraçando outros gêneros.
E, a cada ano que passa, o festival se reinventa, agregando muito mais.
Hoje, o festival vai muito além da música, agregando pontos de gastronomia (com direito a opções veganas e culinária internacional), artesanato e até representação de ONGs.
O festival se promove como local de tolerância, aceitação e a celebração da individualidade. Em outras palavras, um espaço onde pessoas de todas as origens podem se reunir, compartilhar experiências e se conectar por meio de uma paixão compartilhada pela música.
Dessa forma, o festival reflete perfeitamente os valores do seu público principal: jovem, que valoriza a diversidade e a fluidez cultural. Um público importante para os negócios, que têm o poder de impulsionar tendências e causar impacto social.
E, quando analisamos os números, esse impacto fica ainda mais claro.
O Lollapalooza não tem um impacto somente na cultura, mas também na economia. E se engana quem pensa que esses frutos são colhidos apenas pelos patrocinadores oficiais do evento.
Em 2023, o festival bateu o recorde de público, com mais de 300 mil pessoas passando pelo festival ao longo de três dias. Metade dessas pessoas vieram de fora da cidade de São Paulo.
Somente esse ano, o impacto econômico do Lollapalooza foi de R$ 930 milhões, tornando ele um dos eventos mais expressivos da capital paulista.
Em outra edição, em 2022, o gasto dos turistas foi em média R$ 1.645,62, sendo que eles ficaram na cidade uma média de 4 dias. Deles, 32,2% ficou em hotel ou flat, 22,9% em casa de amigos, 3,1% em hostels e 38,3% fizeram o famoso "bate volta", foram para São Paulo par ao evento e voltaram no mesmo dia.
O festival não é o dia inteiro. Os shows começam meio-dia e até a noite. Por isso, existe uma janela de horário que os turistas vão ter que comer e se divertir fora do Autódromo, e muitos dos comerciantes de São Paulo já estão esperando por isso!
Existem várias formas de aproveitar a onda do Lollapalooza para beneficiar seus negócios. Vamos explorar algumas ideias:
Marcas que não estão oficialmente vinculadas ao Lollapalooza ainda podem aproveitar a atmosfera vibrante do evento para se promover.
Aqui estão algumas estratégias que podem ser adotadas:
Eventos fora do local: Organizar eventos em locais próximos ao local do festival, como bares, restaurantes ou espaços públicos, para atrair a atenção do público. Uma boa aposta pode ser as pessoas que não puderam participar do festival, mas mesmo assim gostariam de festejar.
Promoções Especiais Temáticas: Criar promoções especiais relacionadas ao evento. Por exemplo, um ecommerce pode dar um "festival de descontos", enquanto um restaurante pode oferecer pratos temáticos inspirados em artistas ou músicas populares.
Além disso, estabelecimentos próximos ao local do festival podem oferecer promoções exclusivas para participantes, como descontos especiais para almoço durante os dias do evento ou pacotes de hospedagem com tarifas reduzidas para os fãs de música.
Engajamento nas Redes Sociais: Aproveitar as redes sociais para "surfar na onda" do Lollapalooza. Você pode fazer isso utilizando hashtags relevantes, compartilhando conteúdo e memes relacionados ao evento e interagindo com os fãs.
As possibilidades são múltiplas. Por isso, é normal ficar com dúvida por onde agir. Se você não quer perder essa onda de animação trazida por evento, talvez seja bom contar com ajuda para criar as suas ações promocionais.
O Lollapalooza cria um cenário repleto de energia e entusiasmo, perfeito para promover uma marca. No entanto, para aproveitar ao máximo essa oportunidade, é crucial contar com uma empresa especializada em estratégias promocionais.
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