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Campanhas de marketing na era Covid - aproveitando oportunidades

 

A era de tratar seres humanos como números acabou. Não existe nenhuma estratégia de marketing mais efetiva do que valorizar as pessoas. Como então colocar isso em prática em meio a uma pandemia? 

 

Você pode ter uma ótima forma de apresentar seu preço ou as vantagens que o seu serviço ou produto oferece. Porém, apesar de muito importante, isso pode não ser o suficiente para você se destacar. 

 

O que vai fazer a real diferença entre você e a sua concorrência é:

 
  • O quanto o seu cliente se sente valorizado: as pessoas compram por emoção, e deixam de comprar pelo mesmo motivo.
     

  • A experiência que você proporciona: mesmo com um ótimo produto ou serviço, você pode perder o cliente por não ser "fácil".
     

  • Identificação com o público: ele está cada vez mais engajado e preferindo empresas que as representem. 

 

Durante crises, o aspecto emocional ganha ainda mais peso. Com todos impactados pela pandemia, é essencial que você demonstre solidariedade com o público em suas campanhas de marketing.

 

Continue lendo para entender como criar uma boa impressão nos seus clientes. 

 

Situe a sua campanha no momento atual

 

A sua mensagem deve ressoar com a realidade do seu público alvo. 

 

Crises geram oportunidades principalmente porque as pessoas estão buscando mensagens positivas. Por isso, agora é uma boa hora de aproveitar. 

 

Em 2020 vivemos uma das piores crises econômicas dos últimos 150 anos, que impactou principalmente pequenos e médios negócios. 

 

Porém, as coisas parecem estar se ajeitando. Vacinas - essenciais para que possamos voltar "ao normal" em segurança, já começaram a ser dadas em vários países do mundo. Além disso, o Grupo Banco Mundial projeta uma recuperação da economia em 2021. 

 

Todos nós fomos afetados de alguma maneira pelo Covid-19. Seja diretamente, na nossa saúde, seja com os efeitos financeiros da crise. Nesse momento em que as coisas estão começando a melhorar, como comunicar aos clientes que estamos com eles? 

 

Como fazer uma campanha de marketing de sucesso?

 

Campanhas de marketing são um conjunto de ações tomadas pelas empresas com o objetivo de se promoverem. 

 

A estratégia usada pode variar dependendo do objetivo, que nem sempre é vender um novo produto. Por exemplo, melhorar a percepção ou reputação da marca, ou diminuir o impacto de uma notícia ruim, são objetivos comuns em campanhas de marketing. 

 

Com o aumento da competitividade, as empresas precisam cada vez mais usar a criatividade para se destacar. Foi então que surgiu o conceito de Live Marketing

 

O live marketing, (inglês para "marketing ao vivo"), é quando a empresa vai além das formas de publicidade tradicionais para fornecer uma experiência imersiva para o cliente. 

 

Muito além de um anúncio, as estratégias de live marketing incluem engajar o cliente usando mais de um sentido.

 

Apesar de tradicionalmente ser feito de forma presencial, sistemas de delivery e reuniões virtuais permitem que o cliente seja completamente imerso na experiência da marca. Ainda é possível participar de jogos, gincanas, degustações, receber amostras grátis e brindes. 
 

Para que serve o brinde?

 

 O brinde é a única mídia de divulgação que o seu cliente vai agradecer por receber. 

 

Brindes corporativos são a cereja do bolo das suas campanhas de marketing. Além de aumentar o seu reconhecimento de marca, eles melhoram o seu relacionamento com o cliente gerando um sentimento de reciprocidade. 

 

Entre as suas vantagens, também está a de terem um potencial de diminuir os custos da sua campanha. Já que presentes, em geral, geram um impacto emocional positivo e tornam a experiência do seu cliente mais intensa. 
 

O seu brinde deve ser um investimento no relacionamento com seu cliente

 

O maior erro em dar brindes corporativos é dar um brinde que não vai ser útil para o cliente. 

 

O seu objetivo final não deve ser empurrar um ítem com o seu logo. Brindes corporativos devem estar inseridos em uma estratégia para criar relacionamentos e aproximar o seu cliente da sua marca. 

 

Conhecer o seu público-alvo e dar um brinde que acrescente valor a rotina do seu cliente é o segredo para uma campanha efetiva. 

 

Quais são os brindes mais procurados?

 

Você não precisa reinventar a roda para impactar o seu cliente. Na verdade, muitas vezes os brindes mais simples são o suficiente para a sua estratégia funcionar. 

 

Alguns dos brindes corporativos mais procurados durante a pandemia foram máscaras, sachês de álcool em gel e outros materiais de proteção contra a Covid-19.

 

 

Apesar de serem óbvios, lembre-se que, na maioria das vezes, o seu cliente não espera receber nada. Isso torna os brindes uma forma barata de se destacar e surpreender o seu público alvo. 

 

Esses presentes simples também passam a mensagem de que você se importa com seu cliente (e com a comunidade onde vocês estão inseridos). Além de que, por serem algo que ainda teremos que usar muito em 2021, é uma lembrança positiva do relacionamento entre ele e a marca.
 

Dica: Use bem o seu orçamento 

 

A verdade é que o melhor brinde para a sua campanha não é necessariamente o mais caro. Porém isso não quer dizer que você pode dar brinde de baixa qualidade. 

 

É importante dar o brinde da melhor qualidade possível com orçamento que você tem disponível. Por exemplo, vale muito mais um kit com caneta de alta qualidade do que um relógio que, mesmo que seja bonito, quebre fácil. 
 

Atenda as necessidades do seu cliente

 

O brinde é uma forma de pressionar o seu cliente a fechar o negócio, certo? Errado. 

 

O seu cliente é mais esperto que isso, e esse tipo de chantagem não funcionará com ele. 

 

Para a sua campanha ter o melhor resultado, a mensagem do seu brinde deve ser o quanto você quer o bem estar do seu cliente. Dessa forma, você estará plantando a semente de um relacionamento duradouro. 

 

Conhecer o seu cliente é a chave para dar um brinde que fará você ser lembrado. A dica é pensar com carinho na rotina do cliente para presenteá-lo com algo que fará parte do dia a dia dele. 

 

Quando você escolher o brinde, se pergunte: como posso melhorar a experiência do meu cliente com o ítem que eu estou dando? 

 

O seu cliente tem uma rotina corrida e encontra várias pessoas? Ele vai apreciar receber um kit de proteção com máscara e álcool em gel. Da mesma maneira, clientes atarefados e com cargas pesadas de trabalho vão gostar de receber uma xícara de café com uma mensagem. 
 

Precisando de ajuda para escolher?

 

 

O brinde perfeito pode variar de acordo com o perfil do seu cliente. Por isso é normal ter um pouco de dificuldade em escolhê-lo. 

 

Já pensou em conversar com alguém que possua experiência em usar presentes como estratégia de marketing para tirar as suas dúvidas?

 

Para facilitar sua vida, nós criamos uma consultoria gratuita onde nós vamos conversar sobre:

 
  • O perfil do seu cliente, e o tipo de brinde que mais tem a ver com ele. 

  • Como gerar o tão falado "efeito UAU!" na sua campanha;

  • A identidade da sua marca e como escolher um brinde que a represente.

 

Tudo isso de graça e sem nenhum compromisso. Precisa de ajuda para bolar a sua campanha de marketing? Clique no botão abaixo e marque já o seu horário: 

 

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