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A crise do Coronavirus nas empresas - 3 atitudes para superar

A crise do coronavírus está causando preocupação a muitos empresários. Apesar do distanciamento social ser necessário para barrar a contaminação, muitos já estão preocupados com a diminuição de seus faturamentos. 
 

Ao que tudo indica, só poderemos voltar as nossas vidas normais quando uma vacina estiver disponível – o que pode levar de alguns meses há 2 anos. Enquanto isso, as empresas terão que se adaptar a essa nova realidade. 
 

Continue lendo para descobrir as 3 principais atitudes que você deve tomar para sobreviver a essa crise e manter o seu negócio funcionando. 
 

1 - Antes de tudo, planejamento

Em um estudo de 2014, o Sebrae enumerou as condutas que favoreciam o sucesso e sobrevivência das empresas. Entre vários, se destacaram:
 

- Se antecipar aos fatos e buscar informações
- Conhecer a quantidade de clientes e o comportamento de consumo deles
- Oferecer produtos e serviços diferenciados
- Rever e atualizar os planos de negócios
 

Na crise em que vivemos, a importância dessas ações aumentou. Acima de tudo, é hora de colocar tudo de novo na ponta do lápis e determinar o que é prioridade o que deve ser mudado para manter o negócio de pé.
 

2 - Mantenha a segurança dos seus funcionários durante a crise do coronavírus

Não adianta querer negar a realidade. 
 

Mais do que nunca, é hora de ser transparente e manter a comunicação com os seus colaboradores. Da mesma forma que você está temeroso pelo seu sustento e saúde da sua família, eles também estão. Por isso, mostre que você está com eles e que preocupa com o seu bem estar.
 

Não é hora de lotar o escritório. Se for impossível que todos façam home office, somente quem for indispensável deve ir ao local de trabalho.
 

Certifique-se que todos estejam seguindo as medidas de distanciamento social no local de trabalho. Da mesma forma, é importante também investir em material de segurança apropriado, como máscaras e luvas.
 

Exagero? Pode até parecer, mas basta um colaborador infectado para que todo o seu time fique doente de uma só vez.
 

“Cuide de seus funcionários do jeito que gostaria que eles tratassem seus clientes”. Stephen Covey
 

3 - Mantenha um relacionamento próximo com o cliente

Com a maioria das pessoas ficando em casa, surgem inúmeras oportunidades para se aproximar dos clientes. 
 

Ao conhecer melhor o seu público alvo, você estará mais apto a fazer ações de marketing que realmente interessam a ele. Já que o uso das redes sociais disparou durante essa quarentena, que tal usá-las para se conectar com o seu público alvo

Algumas sugestões do que você deve investigar:
 

- Quais são os maiores desafios que o seu cliente está enfrentando?
- Do que ele sente mais falta durante a quarentena?
- O que é mais importante pra ele no momento?
 

Com isso, você poderá se destacar da sua concorrência em um momento crucial para o seu negócio, e favorecer o reconhecimento da sua marca. 
 

Então use e abuse das diferentes ferramentas das redes sociais e crie uma conexão entre os clientes e a sua marca. Faça perguntas aos seus clientes e responda as questões deles. 

Nós temos um artigo expliando como se aproximar dos seu público pode aumentar o seu faturamento, clique aqui para aprender mais sobre o relacionamento entre clientes e empresa.
 

Além disso, brindes são uma estratégia poderosa para criar uma relação entre o cliente e a marca. 
 

O que são brindes corporativos?

São brindes personalizados para presentear clientes e funcionários. São uma estratégia de marketing poderosa para fidelizar clientes.

sso porque, quando recebemos um presente, o nosso inconsciente diz que devemos retribuir. Além disso, ao dar um presente útil ao cliente (ex.: uma xícara ou uma agenda), ele vai lembrar da sua marca toda a vez que usá-lo. 
 

Os novos hábitos impostos pela crise do coronavírus mudaram os hábitos de consumo das pessoas. Apesar disso, mais do que nunca elas buscam por empatia e conexão. 
 

Essa crise também está te forçando a se reinventar? Deixe um comentário nos contando quais estão sendo os maiores desafios que você está enfrentando em seu negócio.

 

 

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