A pandemia continua testando os limites da nossa criatividade e da nossa capacidade de nos adaptarmos. Em meio à pior crise do nosso século, com empatia e estratégia, ainda é possível nos conectarmos com nosso público alvo e manter o reconhecimento de marca.
Muitos de nós esperávamos mudanças e uma presença cada vez maior do digital em nossas vidas. Porém, ninguém esperava que isso fosse acontecer tão rápido.
Logo após as primeiras medidas de lockdown no ano de 2020, tivemos o que os pesquisadores chamam de “uma década de evolução digital em questão de dias”. Com isso, tivemos mudanças importantes no comportamento do consumidor. Como, por exemplo:
Aumento da preferência por marcas conhecidas;
Mais ítens no carrinho, compras menos frequentes;
Preferência por entretenimento digital.
Algumas dessas mudanças significaram uma vantagem para alguns. Por exemplo, a Disney+ levou 5 meses para conquistar a quantidade de clientes que a Netflix conquistou após 7 anos de mercado. Porém, essa não é uma realidade para todos.
Em uma pesquisa do instituto McKinsey & Company, 42% dos respondentes afirmaram que o reconhecimento de suas marcas diminuiu durante a pandemia.
Somente 28% dos entrevistados afirmaram que o seu reconhecimento de marca aumentou durante a pandemia. Continue lendo para aprender algumas das coisas que mudaram na comunicação com o cliente para atingir esse resultado.
Os tempos são incertos. Por isso, muitos gestores entrevistados admitiram ter que fazer reuniões mensais para rever metas e estratégias de negócios.
Não é possível adivinhar quando será o próximo lockdown. Por isso, é importante estar pronto para fazer mudanças e identificar rapidamente oportunidades que surgirem.
Enquanto reconhecimento de marca significa que as pessoas sabem que a empresa existe, a afinidade de marca vai além.
Afinidade é quando o cliente realmente se identifica com a marca e sente que ela o representa.
Uma das estratégias mais usadas para criar afinidade é disponibilizando conteúdo educativo. Vídeos, artigos e até podcasts, que facilitem a vida do seu público e que possam ser consumidos de qualquer lugar.
Dentro dessa estratégia de conteúdo, você também pode fazer com que o seu cliente se sinta parte de uma comunidade. A exemplo de grandes empresas, faça com que ele se sinta especial e parte de algo maior.
Não importa o seu nicho, o seu negócio está inserido em uma rede de pessoas muito maior do que você e o seu cliente. Principalmente durante crises, temos que andar de mãos dadas para o sucesso de todos.
Um exemplo de marca que criou uma comunidade engajada e conseguiu manter o seu reconhecimento de marca foi a L'Oréal. Com uma rede de 3,500 cabeleireiros parceiros, eles fazem lives e cursos online frequentes para educar e engajar o público.
Trabalhar com uma rede de parceiros vai te ajudar a manter a confiança e comunicação com o seu público alvo.
A principal estratégia para criar reconhecimento de marca é fazer parte da rotina do seu público alvo.
Além da criação de conteúdo digital, ainda há outras ações que você pode tomar para fazer o seu público se sentir valorizado.
Muitas vezes o mundo digital pode se tornar barulhento e competitivo. Por isso, dar um passo além dele pode te ajudar a incorporar melhor a sua marca na rotina do seu cliente.
Pequenos brindes dentro das encomendas ou após eventos são eficazes para criar reciprocidade e uma conexão emocional com a marca.
A estratégia perfeita para atingir o seu público alvo pode diferir dependendo do perfil e prioridades dele. O seu público alvo é outros negócios? O seu cliente ideal possui filhos? Tudo isso pode impactar na sua comunicação.
A boa notícia é que você não precisa pensar em todas as estratégias sozinho.
A MRP Promo possui mais de 10 anos de experiência em marketing promocional e está disponibilizando gratuitamente os nossos consultores para te ajudar a:
Entender melhor o perfil do seu público alvo e como conquistá-lo
Montar uma estratégia de comunicação eficiente
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