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4 fatos sobre a copa que todo o marqueteiro deve saber

Você também é fã de futebol? Se você for, já deve estar ansioso para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Nessa edição, ela está prometendo ser um evento cheio de emoções, drama, e, principalmente, oportunidades de marketing para promover a sua marca. 

 

Esse ano, ela estará roubando os holofotes das principais datas comerciais do ano. Afinal, o primeiro jogo será no meio do tradicional black november. E, além disso, a final acontecerá apenas uma semana do natal. 

 

Porém, o calendário não é o único motivo que empreendedores e seus times de marketing devem ficar atentos a esse evento. Continue lendo e entenda o porquê essa será uma data tão importante para os negócios:

 


1 - O evento mais assistido do mundo

 

A Copa do Mundo é uma das poucas coisas que unem todas as personas. Na última edição, em 2018, 3,5 bilhões de pessoas (mais da metade do planeta) assistiu ao evento!

 

Como estamos no país do futebol, não poderíamos deixar de fazer parte dessa estatística. Houve também o recorde de mais de 181 milhões de brasileiros assistindo ao campeonato. Isso são mais de 9 em cada 10 brasileiros!

 

Portanto, é bem provável que o seu cliente mais importante estará assistindo aos jogos. Apesar disso já mostrar o quanto a copa é uma oportunidade única de se aproximar dele e construir reconhecimento de marca, não é o único motivo para prestar atenção ao campeonato. 

 


2 - A Copa do Mundo impacta vendas de todos, em todo o mundo. 

 

Nós, brasileiros, que o digam. Afinal, quem nunca encheu um carrinho de supermercado com comes e bebes para assistir a um jogo do Brasil?

 

Além dos setores tradicionais, como bares e supermercados, outros mercados esperam se beneficiar. Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, há uma expectativa de que o consumidor brasileiro gaste até 170 bilhões de reais em compras online durante o evento.

 

Os resultados da copa também fazem a diferença. Segundo a instituição Goldman Sachs, todos os países que ganharam a copa tiveram um crescimento do PIB durante os 3 meses consecutivos à final. Com somente uma exceção: a França.

 

Mas não somos franceses. No Brasil, em 2002, houve um crescimento de 3,5% do PIB após a conquista do penta. 

 

Se o seu cliente for tão apaixonado por futebol hoje quanto estava na época, é uma boa hora de começar a planejar as suas campanhas. 

 


3 - As redes sociais são parte da copa

 

Postar nas redes sociais se tornou parte integral da experiência da copa do mundo. Lembra do 7x1 de 2014 contra a Alemanha? A partida se tornou o evento esportivo mais twittado da história, com mais de 35,6 milhões de tweets. 

 

Estima-se que pelo menos 80% dos fãs de futebol sejam usuários frequentes de redes sociais. Você já sabia que aquele cliente mais importante estará assistindo aos jogos. Mas nem precisava de dados para isso, não é? 

 

Aproveite a oportunidade para deixar de lado a linguagem informal e ser espontâneo em se aproximar do seu público alvo. Afinal, estamos todos torcendo por um mesmo objetivo: o hexa. 

 

Porém, a copa do mundo é somente uma forma de puxar o assunto. Não deixe de pensar em estratégias para construir um relacionamento. 

 

A copa do mundo é uma oportunidade de marketing única

 

Não é todo o evento que faz aflorar tantas emoções quanto a copa do mundo. Por isso, seja criativo com seu marketing e pensamento a longo prazo. Afinal, com a copa do mundo, se abrem portas para construir um relacionamento duradouro com seus clientes que só se abrirão de novo daqui há 4 anos. 

 

Por isso, não deixe de passar a oportunidade de torcer junto deles. Afinal, a psicologia já prova que estar presente em momentos de grande emoção faz com que as pessoas gostem mais de você. 

 

Uma forma simples, barata e efetiva de deixar sua marca é com brindes corporativos. Por serem algo permanente, eles causam um impacto maior e mais duradouro do que qualquer e-mail. 

 

Nós da MRP Promo temos uma seleção especial de brindes indispensáveis para a copa do mundo. Clique aqui e conheça sugestões de presentes corporativos para a copa do mundo que vão tornar o marketing da sua empresa inesquecível.

 

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